O presente trabalho trata-se de um compêndio que fiz em 2005, quando pretendia obter uma noção geral sobre história da arte. Para tanto, utilizei o Guia de História da Arte, de Giulio Carlo Aragan e Maurizio Fagiolo, e também utilizei a Pequena História da Arte, de Duílio Battistoni Filho. Ao mesmo tempo em que os ia lendo, fazia breves anotações sobre cada movimento artístico, pesquisando e retirando as imagens correspondentes da internet (geralmente da Wikipedia).
Tendo gravado todo este estudo em arquivos de computador, achei por bem colocá-lo à disposição do querido leitor e estudante de história das artes. Não porque seja um estudo aprofundado ou de muito valor. Muito pelo contrário. Trata-se, como já disse, de um compêndio, um esboço e um apanhado geral. E, na qualidade de esboço, o presente trabalho pretende se posicionar de maneira modesta. Todavia, ao principiante no estudo das artes, poderá ser útil. Levando em conta, dentre outras coisas, o alto custo que livros ilustrados sobre o tema têm adquirido em nosso país.
É preciso dizer ainda, que nem todos os períodos foram pesquisados exaustivamente na época em que fiz essa incursão. O leitor notará que quanto mais se aproximar da contemporaneidade, mais lacunas haverá no tocante à imagens que correspondam a tais períodos. Há ainda lacunas em títulos de obras, até mesmo nas mais antigas. O leitor-estudante das artes terá então de buscar outros meios para complementar seus estudos e compreensão.
Sem mais delongas, faço votos de boa leitura e aprendizado. Introduzindo assim, o querido leitor-estudante, na história das artes, que é a história da expressividade humana, de sua auto-comunicação, comunicação com a cultura e com o transcendente-imanente e vice-versa.
São Paulo, 21 de dezembro de 2013.
José Chadan
***
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
ARAGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. 2 edição. Editorial Estampa, 1994.
BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. 16 edição. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário